É comum ter dúvidas sobre como comprar a melhor chupeta para o seu bebê. Afinal, tanta gente recomenda que você não faça o seu filho viciar nisso, que a primeira sensação que você tem é a de ter receio.
Só que a chupeta pode ser uma grande aliada em seu dia a dia com os cuidados com o bebê, ao contrário do que muita gente pensa.
Ela ajuda a aliviar o incômodo com o crescimento dos dentes e das cólicas, além de acalmar os ânimos quando o que seu bebê busca não é mais fome.
Sendo assim, mais do que um alívio, a chupeta pode ser um complemento para transformar o dia a dia de seu filho em algo mais calmo, tranquilizando-o em momentos-chave, os quais você também precisa de descanso ou tempo para cuidar de outras tarefas.
Por isso, que tal imaginar a chupeta como sua aliada ao invés de inimiga? Que tal enxergar esse pequeno objeto, geralmente emborrachado e tão simples, como uma promessa de que o bebê vai ficar tranquilo e bem cuidado?
Para te ajudar com tudo isso, montamos este guia com as melhores chupetas para o seu filho, mas também vamos te mostrar as melhores formas de usá-la.
Chupeta Soft Calming 100% Silicone Simetrico Lillo
Mais confortável
– Com desenho macio e transparente, facilita seu encaixe no rosto do bebê;
– É possível fixar a chupeta na roupa do bebê, para não cair a todo momento.
Chupeta Ultra Air Lisa Philips Avent
Facilita a respiração
– Tem um escudo próprio que protege de possíveis danos;
– Tem a sua própria caixa esterilizadora.
Chupetas Physio Soft Chicco
Macia e ergonômica
– Feita de uma peça só, seu formato facilita a respiração enquanto o bebê está com ela;
– Silicone feito com toque aveludado com formato que lembra o bico do seio.
Chupeta Soft Comfort Bico Redondo Kuka
Antialérgica
– Formato arredondado para facilitar o acesso em qualquer fase do crescimento;
– O material utilizado é antialérgico, ganhando mais pontos por não prejudicar a boca ou a pele do bebê.
Chupeta Blue Decorada NUK
Estimula a sucção
– Seu formato não atinge o palato do bebê, o que não causa o estranhamento nos primeiros contatos do bebê;
– A parte côncava permite o estímulo de sucção pelo bebê.
Quais são as Melhores Chupetas para Bebês?
Já viu, de forma resumida, quais foram as nossas escolhas?
Agora, vamos contar um pouco dos critérios que nos levaram a escolher cada um dos itens. Além disso, você também poderá conferir todos os critérios essenciais para avaliar o produto certo.
1. Chupeta Soft Calming 100% Silicone Simetrico Lillo
Esta é uma chupeta realmente especial, pois permite que o seu bebê não se sinta incomodado com o seu formato, o qual tem formato ergonômico e suas bordas são arredondadas.
Além disso, o bico simétrico ajuda no momento da sucção, pois permite que o bebê a vire o tempo inteiro, sem que você precise ajustá-la.
2. Chupeta Ultra Air Lisa Philips Avent
A Philips Avent oferece uma chupeta que facilita a respiração do bebê, enquanto estimula a sua sucção e, desta forma, tranquiliza a criança.
Além disso, é um dos modelos mais completos, com sua própria caixa de esterilização.
3. Chupetas Physio Soft Chicco
Esta é outra chupeta que ajuda muito na respiração do bebê, pois, além de seu formato permitir a respiração, ela também possui fissuras que ajudam além de sua flexibilidade.
Como o material utilizado é um silicone especial, cujo toque ajuda a criança a não estranhar essa chupeta, o conjunto costuma agradar bastante.
4. Chupeta Soft Comfort Bico Redondo Kuka
O bico redondo desta chupeta facilita o acesso a bebês de diferentes tamanhos, o que aumenta sua vida útil e não prejudica o palato ou causa estranhamento nos primeiros instantes.
Por ser uma peça única, é muito mais fácil de higienizar.
Além disso, o material é atóxico, inodoro e antialérgico.
5. Chupeta Blue Decorada NUK
Esta opção é perfeita para as crianças que se sentem mais fragilizadas com chupetas, pois o seu formato permite adaptar-se ao céu da boca do bebê, assim como sua base ajuda no posicionamento da língua.
Com tamanha ergonomia, é bem provável que o silicone também ajude na hora da sucção, então o conforto também de destaca aqui.
Como escolher a chupeta ideal para o seu bebê?
É comum se preparar para críticas quando se decide usar uma chupeta em seu bebê. As pessoas cresceram, principalmente nos últimos 40 anos, com o mito de que o uso de chupeta faz mal.
Não é bem assim.
O uso excessivo de chupeta, sim, pode causar estranhamento na criança em relação ao bico do seio de sua mãe, se estiver amamentando. Porém, é o uso excesso o grande problema.
A chupeta ganhou essa fama porque muitos pais simplesmente a deixaram como válvula de escape, ao invés de suporte.
A grande diferença entre um tipo de uso e outro é que o suporte serve para momentos críticos, como um apoio para o seu filho se acalmar, como é o recomendável na hora do sono.
Já a válvula de escape é a utilização da chupeta para a criança se distrair, algo que os últimos anos trouxeram, como substituto, o celular (ou vários outros itens).
A segurança de seu filho vem em primeiro lugar
Como a chupeta serve de suporte para momentos críticos do crescimento de seu bebê, o que vem em primeiro lugar é a segurança dele.
Ao analisar qual é a melhor chupeta para você comprar, pesquise sobre o material utilizado, o formato do bico para cada fase e a opinião de outras pessoas no site em que pretende comprar.
Há casos em que o material excessivamente flexível não serviu ao propósito, pois os bebês passaram a mordiscar de qualquer lado. Ou, pior, pois os casos em que há diferentes materiais tiveram peças soltas, se transformando em um verdadeiro perigo no dia a dia.
Como saber qual é o melhor modelo da chupeta?
Contudo, para saber qual é o melhor modelo da chupeta, você precisa saber qual é a melhor opção para a fase em que ele está.
O bico anatômico, por exemplo, é o mais parecido com o seio materno, o que pode gerar mais conforto nos primeiros meses de vida. Já o bico fisiológico é diferente do mamilo, mas perfeito para a fase do nascimento dos primeiros dentes.
Quando começar a usar chupeta?
Tudo vai depender de como o seu bebê se comporta na hora da amamentação.
Se ele for amamentado no peito, a chupeta pode ser uma boa ideia para os momentos em que a cólica estiver forte, ou à noite, quando ele precisar dormir.
Por outro lado, caso o bebê não seja amamentado no peito, você pode inserir a chupeta após os 30 primeiros dias, quando ele já estiver adaptado ao lar e à rotina da casa.
Contudo, siga sempre as orientações do pediatra que acompanha o seu bebê.
Como higienizar corretamente a chupeta?
É necessário sempre higienizar em água corrente e com detergente neutro, mas é recomendável utilizar, ao menos uma vez por dia, água fervente para a limpeza, pois somente assim os germes sairão completamente.
Mantenha sempre a chupeta limpa, principalmente se ela cair a todo momento no chão, pois é comum que o bebê não a segure de forma fixa sempre.
Uma dica para evitar isso, principalmente fora de casa, é fixar a chupeta na roupa do bebê com um cordão.
O que ponderar na hora de comprar a chupeta
O valor da chupeta não costuma ser tão alto, o que não te impede de procurar por marcas bem avaliadas.
Desta forma, a principal ponderação que você precisa ter é o material do produto.
Em segundo lugar, avalie qual é o bico que poderá se adaptar melhor ao seu bebê. Pode ser que você precise testar diferentes versões.
O material utilizado costuma ser uma variação de silicone com diferentes texturas e, em alguns casos, plástico de boa qualidade. Evite as versões cujos materiais demonstram fragilidade antes mesmo da compra.
Qual é a melhor compra, afinal de contas?
As melhores chupetas para o seu bebê são aquelas que você consegue acostumá-lo ao toque e à textura no dia a dia.
Você precisa ser paciente, pois é um material que não é natural.
Não precisa ser um mito e muito menos uma inimiga. A chupeta não tem culpa de ter sido usada como válvula de escape em tantas vezes, o que não precisa ser o seu caso.
Use a chupeta com sabedoria, como um suporte no crescimento de seu bebê. Ela é ótima, principalmente, para acalmá-lo.
No dia a dia, o melhor é que seu filho cresça livre e experimentando diferentes texturas e sabores, além do uso da chupeta.
Veja também: As 5 Melhores Banheiras para Bebês