As 5 Melhores Cadeiras para Auto

A cadeira para automóveis é um item muito importante para os bebês. É praticamente o primeiro utensílio que ele vai usar logo que sair da maternidade, quando for transportado para a sua casa.

Não se trata de um item de luxo, mas sim indispensável para poder transitar com seu bebê em segurança. E não só pelo bem do bebê, mas também para estar de acordo com as leis de trânsito brasileiras.

Hoje é possível encontrar muitos modelos de cadeira para auto, com apoio de cabeça regulável, assento de elevação, almofada redutora, posições de altura, enfim, diversas características. Porém não são todas que oferecem segurança total, conforto para o bebê, os melhores acessórios e benefícios. Por isso no texto de hoje vamos responder quais são as 5 melhores cadeiras para auto do mercado.

Confira a tabela e escolha a melhor cadeirinha!

Cadeirinha Avant 0 a 25 kg Cosco: a mais vendida
Material confortável
2 posições de reclínio
Para recém-nascidos até crianças com 25 quilos

Nania Kalle Accès 9 a 36 quilos: para grupos 1,2 e 3
Cinto de 3 posições
Capa protetora de fivela
Para crianças de 9 a 36 quilos

Cadeirinha Unique 0 a 36 kg, Cosco: a mais versátil
Encosto em 4 posições
Material confortável
Para crianças recém-nascidas, até 36 quilos

Cadeirinha Simple Safe 0 a 25 kg, Cosco: melhor custo benefício
Acessórios macios
Modelo compacto
Para crianças de 0 a 25 quilos

Cadeirinha com Isofix Multifix 0 a 36 kg, Safety 1st: a melhor opção
Duas formas de fixação
Máximo conforto
Para crianças recém-nascidas a 36 quilos


https://amzn.to/38TV6j3
https://amzn.to/3kCCqqo
https://amzn.to/32WNvwv
https://amzn.to/32Rtfwj
https://amzn.to/36KIrfP

Quais são as Melhores Cadeiras para Auto?

A lista do Universo do Bebê conta com 5 grandes nomes, que merecem estar entre as cadeiras para auto. São marcas confiáveis, de qualidade, e que oferecem bastante segurança e conforto para os pequenos.

Além de modelos para recém-nascidos, ela conta também com cadeira para auto destinada a crianças maiores e versáteis, que podem ser utilizadas de acordo com o crescimento do bebê, de 0 a 5 anos.

Mas se você quer conhecer um pouco mais sobre cada modelo, confira abaixo uma análise sobre todas as cadeiras, o que elas têm para oferecer, qual é a mais segura, a mais barata e a mais vendida.

E claro, como de costume aqui no Universo do Bebê, se você conhece alguma das marcas e tem um feedback a respeito, deixe nos nossos comentários.

Aproveite também para indicar alguma marca que você já use a recomenda, assim vai ajudar os nossos leitores. Confira…

1. Cadeirinha Avant 0 a 25 kg Cosco: a mais vendida

A Cadeirinha Avant da Cosco é uma das mais vendidas do mercado, isto porque é a mais indicada para recém-nascidos, e também para crianças de até 25 quilos. De fácil instalação, ela conta com duas posições de reclínio.

Ela pode ser instalada de costas para o movimento, que é o recomendado para o Grupo 0, além de contar com a inclinação ideal para a faixa etária, com mais segurança e conforto.

E por falar em conforto, o encosto lateral da cadeira para auto é feito em tecido matelassê, além de acompanhar almofadas redutoras acolchoadas, garantindo ótimos períodos de sono.

Além disso, a cadeirinha conta com cinto de segurança de 5 pontos, o mais seguro, com altura regulável para o encosto de cabeça e protetores para os ombros.

Prós
  • Altamente reclinável
  • De 0 a 25 quilos
  • Material confortável
  • Preço convidativo
Contras
  • Tecido esquenta muito no calor

2. Nania Kalle Accès 9 a 36 quilos: para grupos 1,2 e 3

Um dos principais benefícios da cadeira para auto infantil Nania Kalle é o seu local de produção: feita na França, por um dos maiores produtores de dispositivos de retenção infantil da Europa.

Certificada para os grupos 1, 2 e 3, que consiste para crianças de 9 a 36 quilos, conta com posição de frente para o movimento, o que não a torna uma cadeirinha compatível para recém-nascidos.

A segurança é um dos principais destaques, já que ela oferece protetor entre as pernas, cinto de segurança de 5 pontos, ajustador do cinto nos ombros, 3 posições de altura do cinto, além de apoio de cabeça ajustável.

A cadeirinha conta também com tecido que não propaga fogo, e oferece travesseiro, ombreiras, almofada redutora de costas e assento, além de capa protetora da fivela.

Prós
  • Para grupos 1, 2 e 3
  • Cadeirinha segura
  • Preço convidativo
Contras
  • Não disponível para recém-nascidos
  • Menor conforto comparado aos concorrentes

3. Cadeirinha Unique 0 a 36 kg, Cosco: a mais versátil

A cadeirinha Unique é um dos modelos mais versáteis disponíveis no mercado, isto porque ela pode ser utilizada por recém-nascidos e acompanhar o crescimento da criança até 36 quilos.

O apoio de cabeça regulável tem 7 alturas disponíveis, facilmente reguláveis, para adaptar a altura da criança, além de ser regulados em conjunto com o cinto de segurança e com as laterais.

O encosto ainda oferece quatro posições diferentes, sendo uma virada de costas (para recém-nascidos) e 3 viradas de frente.

Outro benefício importante é que o modelo de cadeirinha conta com redutores de assento, para os bebês menores ficarem aconchegados e mais confortáveis. É uma das cadeiras para auto com maior estabilidade e segurança.

Prós
  • Bom acabamento
  • Acolchoada e confortável
  • Segura e resistente
Contras
  • Preço alto

4. Cadeirinha Simple Safe 0 a 25 kg, Cosco: melhor custo benefício

Um dos principais benefícios da cadeira para carro Simple Safe da Cosco é o seu tamanho compacto. Instalada no banco de trás, ainda sobre espaço para mais duas crianças viajarem juntas.

É uma cadeirinha indicada para recém-nascidos, podendo ser usada para crianças de até 25 quilos. Pode ser instalada de costas para o movimento, de acordo com as regras do Grupo 0, como também para frente.

É um dos modelos mais baratos do mercado, de ótimo custo benefício, e também combina praticidade, conforto e segurança, podendo ser utilizada para acompanhar o crescimento da criança, se adaptando até cerca de 5 anos.

De fácil instalação e com estrutura leve, porém resistente, o assento é reclinável e conta com a capa em tecido esportivo, evitando que ela aqueça demais no calor.

Essa cadeirinha oferece também almofada redutora, acessórios super acolchoados, cinto de segurança com 5 pontos, todos eles ajustáveis, além de protetores para os ombros.

Prós
  • De 0 a 4 anos
  • Material acolchoado e resistente
  • Cinto com cinco pontos
  • Ótimo custo benefício
Contras
  • Estrutura não reclina

5. Cadeirinha com sistema Isofix Multifix 0 a 36 kg, Safety 1st: a melhor opção

Entre a lista das melhores cadeiras para auto, a Isoflix Multifix Safety 1st é uma das melhores opções. Ela é da categoria multigrupo, ou seja, pode ser usada por recém-nascidos e por crianças de até 36 quilos.

A cadeirinha pode ser instalada no próprio cinto de segurança ou até mesmo no Isofix, que é um sistema internacional de fixação de cadeiras para crianças que prende os assentos diretamente ao chassi do carro.

Ao todo são 4 posições de inclinação, além de contar com ajuste de altura simultâneo ao cinto de segurança.

E mais, conta com sistema de proteção lateral, é um dos modelos mais confortáveis, oferece indicador de correta instalação e a capa pode ser lavada na máquina.

Prós
  • De 0 a 5 anos
  • Modelo mais seguro
  • Duas formas de fixação
  • 4 posições de inclinação
Contras
  • Preço alto

Como escolher uma boa opção entre as cadeiras para auto?

Design, segurança, tamanho, versatilidade? O que você precisa ter em mente para escolher a melhor cadeira para auto para bebês? Antes de mais nada, você precisa entender qual o modelo ideal de acordo com a idade do seu bebê.

E para descobrir isso, todas as cadeirinhas para auto são separadas nos chamados grupos de massa, que vão de recém-nascido até 11 anos de idade.

Se você ainda está um pouco confuso, confira agora quais são os grupos de massa e quais são os pesos e as idades de cada um.

Grupos de massa de cadeirinhas

Grupo de massa 0+

São as cadeirinhas para auto indicadas aos recém-nascidos e bebês até 13 quilos. É a cadeirinha indicada para o primeiro transporte do bebê da maternidade para casa. As medidas são para bebês até 0,91 metros

Grupo de massa 1

São as cadeirinhas indicadas para crianças de até 4 anos e 10 meses, ou de 9 a 18 quilos. O tamanho indicado é de até 1,09 metros.

Grupo de massa 2

São as cadeirinhas indicadas para crianças de 15 a 25 quilos, de até 7 anos e 10 meses, ou com no máximo 1,27 m.

Grupo de massa 3

São as cadeirinhas para as crianças que estão quase estão encostando o pé no assoalho do carro. Para crianças de até 11 anos, de 22 a 36 quilos, ou com no máximo 1,44 metros.

Sempre opte pelas cadeirinhas, primeiro para zelar pela segurança do seu bebê ou do seu filho até 10 anos. Somente com a cadeirinha indicada ele vai poder viajar de forma segura, além de confortável e poder aproveitar o soninho no carro.

É importante também pensar na questão das leis de trânsito. A falta da cadeirinha é considerada infração gravíssima, com multa de 293 reais e perda de sete pontos na carteira.

As melhores cadeirinhas para auto garantem a segurança das crianças

As crianças sempre estarão mais protegidas nas melhores cadeirinhas para auto. Em outras palavras, a utilização das cadeirinhas durante os transportes infantis são, desde 2010, obrigatórios em nosso país.

Com o propósito de trazer maior conforto e segurança, muitos pais demonstraram apoio à medida. Por causa disso, a OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que o uso das cadeirinhas reduz cerca de 70% os riscos de morte infantil nos acidentes de trânsito.

Em contrapartida, até mesmo na melhor cadeirinha, os pequenos de até 4 anos ficam expostas, sem essa proteção, a sofrer graves ferimentos – em uma proporção duas vezes superior aos adultos, por exemplo.

As crianças são naturalmente mais frágeis, portanto, mais propensas a sofrer ferimentos de alta gravidade. Assim como o restante do corpo, as dimensões do crânio infantil contribuem para que elas sejam arremessadas facilmente.

Antes de tudo, a criança não tem facilidade na tomada de atitudes defensivas e na percepção dos perigos. Se acaso não forem transportadas em assentos corretos para suas idades, os motoristas recebem multas gravíssimas, perdendo sete pontos em suas carteiras.

Os responsáveis devem compreender o grau de proteção que esses dispositivos conferem às crianças, tais como:

  • Proteção da coluna vertebral e apoio de cabeça;
  • Proteção contra impactos laterais;
  • Limitação do contato das crianças com as estruturas no interior dos veículos;
  • Prolongamento do tempo em que o corpo desacelera em relação ao automóvel;
  • Melhor distribuição da energia dos impactos ao longo do corpo;
  • Redução nos riscos de ejeção das crianças em batidas traseiras, laterais ou frontais.

Há diferença entre cadeira para auto e bebê conforto? Se sim, quais são elas?

Há diferenças. O bebê conforto pode ser usado somente por crianças de até 1 ano de idade (ou até que atinja os limites de altura e pesos recomendados pelos fabricantes).

Às vezes, a cadeira para auto pode ser reversível para crianças de até 7 anos. Posto que o bebê conforto não deixa de ser um tipo de cadeira para carro (adaptada ao recém-nascido), bebês de cerca de 1 ano de idade podem utilizá-la voltada de costas em relação ao motorista.

Todavia, o bebê conforto pode ser (sem a sua base) inserido diretamente nos carrinhos dos bebês – desse que estes sejam equipados com algum sistema de trava – apoiado na mesa ou no chão, em quaisquer lugares, e carregado pela mão.

Se os pequenos adormecerem durante os trajetos, você não terá de carregá-los no colo assim que chegar ao seu destino, correndo, assim, o risco de despertar o bebê.

Desde que a criança se habitue a dormir no bebê conforto, não terá problemas para dormir na cadeira para auto.

É possível instalar cadeira para auto no cinto de segurança do veículo?

Para que o sistema de retenção seja eficaz, ele deve estar bem instalado, a fim de manter a criança bem fixada. Em resumo, para a instalação correta da cadeira para auto no cinto de segurança, é necessário seguir as orientações do fabricante.

Selecione a assento mais adequado para a colocação da cadeira para auto

Não apenas a idade importa, mas, também, a altura da criança: de modo geral, ela deve ter menos de doze anos e 1,35 m.

Em virtude das regras em vigor, as crianças devem ser transportadas sempre no banco de trás, excetuando-se as seguintes situações:

  • Crianças menores de 3 anos com transporte cujo sistema de retenção é voltado à retaguarda. Nesse caso, não é possível ativar a almofada de ar no lugar dos passageiros;
  • Crianças maiores de 3 anos em automóveis que não dispõem de cinto de segurança nos bancos traseiros (ou veículos que não tenham esses bancos);
  • Automóveis não equipados com os cintos de segurança (não podem transportar crianças com menos de 3 anos).

Os pequenos que apresentam deficiências ou condições graves (congênitas, degenerativas, metabólicas, neuromotoras ou outras) estão dispensados do cumprimento de certos requisitos legais.

A propósito, as melhores cadeirinhas, os assentos e quaisquer sistemas de retenção para essas crianças devem levar em consideração suas necessidades específicas, devidamente prescritas e atestadas pelo médico da especialidade em questão.

Quais são os principais erros na utilização de cadeiras para automóvel?

Instalação incorreta

A instalação correta depende, em grande medida, do usuário assegurar o ajuste do equipamento às especificidades de seu automóvel. Logo após, é preciso verificar se a cadeirinha está realmente presa.

Similarmente, você deve checar se o sistema (Isofix ou LATCH) está corretamente posicionado, se o cinto está colocado adequadamente na criança (ele deve ser afixado abaixo das axilas).

Logo após, basta instalar o assento virado para trás (em bebês de até um ano ou dentro do peso recomendado pelo fabricante). Por mais que os pais sejam cautelosos, convém lembrar que o melhor local, segundo especialistas, é no banco do meio.

Outrossim, essa posição oferece maior proteção contra colisões laterais. Já que nem sempre a instalação é possível, o indicado é verificar se o cinto possui três pontos. Caso contrário, o melhor local será o banco do carro atrás do motorista.

Nessa posição, o item oferece maior proteção lateral contra impactos (em comparação ao lado do carona). Bem como você pode se sentir inseguro no momento da instalação, é altamente recomendável buscar auxílio profissional para a inspeção (ele pode ser encontrado no Detran de sua cidade).

Má utilização dos cintos de segurança

Sem dúvida, muitos pais sentem pena das crianças que ficam presas aos cintos de segurança. Em suma, acabam por afrouxá-los um pouco. Isso não deve ser feito.

Uma vez que o procedimento correto é efetuado quando os cintos passam por cima dos ombros, ficando abaixo das axilas, eles nunca devem ser presos apenas no abdômen.

Enquanto deixar cerca de 1 dedo de largura no espaço entre o corpo da criança e o tecido, por mais estressante que um cinto apertado possa parecer, é o melhor item de segurança no transporte: em caso de colisão, o pequeno ficará bem preso, dificultando o surgimento de lesões.

Dessa maneira, outra sugestão útil consiste em posicionar a fivela do cinto acima da ossatura do tórax. Isso elevará ainda mais os níveis de segurança dos pequenos.

Não utilizar a cadeira para auto

A fim de se livrarem da ansiedade, muitos pais, infelizmente, param de usar o equipamento antes da hora. No entanto, as crianças devem utilizar as cadeiras para auto até atingirem, por volta dos nove anos, 1,45 m.

Ou seja, deixar a cadeirinha em apenas um carro, quando a criança anda em outros veículos, também é um erro grave. A princípio, a instalação frequente pode demandar tempo, porém, é uma necessidade absoluta.

Conclusão

No texto de hoje você ficou por dentro das 5 top cadeiras para auto disponíveis no mercado. Elas foram escolhidas de acordo com a avaliação dos usuários, qualidade e também valores.

A Avant da Cosco, que é marca referência em cadeirinhas e bebê conforto, é um dos modelos mais vendidos. Ela é versátil, acompanha o tamanho do bebê, podendo ser utilizada do nascimento até quando o bebê atingir 25 quilos.

A Nania Kalle é um modelo de cadeirinha especial produzido na França, considerada uma das mais seguras. É indicada para os Grupos 1, 2 e 3, para crianças de 9 a 36 quilos. Embora seja a mais segura, ela não é indicada para recém-nascidos.

A cadeira para auto Unique da Cosco também é uma ótima opção para quem procura por uma cadeirinha para auto versátil, podendo ser utilizada de recém-nascido até os 5 anos. Tem um preço compatível com o mercado e oferece maior conforto e segurança.

Para quem quer economizar, e mesmo assim garantir uma cadeirinha para auto de qualidade, a opção fica por conta da Simple Safe, que também é ideal para recém-nascidos, até para crianças com 25 quilos.

É um dos modelos de cadeirinhas mais compactos do mercado, podendo acomodar até três cadeirinhas no banco traseiro, ou duas crianças a mais do lado.

Se você não se importa em investir um pouco mais, mas sabendo que vai receber um produto de alta qualidade, a dica fica por conta da cadeirinha para auto com Isofix Multifix. É a melhor opção, pois é uma das mais seguras.

Isto porque ela vem com a opção de ser instalada diretamente no chassi do carro, ou também através dos cintos de segurança. Além disso, pode ser utilizada de costas para o movimento, para recém-nascidos, e de frente, para crianças a partir dos 2 anos.

Agora é só escolher qual a que te agradou mais. Boas compras!