Os 5 Melhores Aspiradores Nasais para Bebê

Um dos itens indispensáveis para ter naquele cantinho do bebê, onde você troca a fraldinha e cuida do seu pequeno, é o aspirador nasal infantil. Não é um item de luxo, muito pelo contrário! O aspirador é muito importante para a saúde e para o conforto dos bebês.

Um bebê engasgado é o temor de 100% das mães. E, infelizmente, isto pode acontecer. O pequeno está no comecinho da vida. Seu desenvolvimento é lento e o bebê ainda não sabe respirar pela boca. Por sim, ele está se acostumando agora a se alimentar.

O aspirador nasal também vai ser importante não só para o bebê recém-nascido, mas também durante o crescimento. Especialmente quando o tempo está muito seco e o nariz fica entupido de muco. Um nariz limpinho também ajuda seu bebê a dormir melhor.

Os aspiradores nasais infantis podem ser usados já a partir do nascimento do bebê, e o ideal é usá-lo pelo menos duas vezes ao dia, para deixar as narinas sempre limpas, melhorando a respiração do bebê.

A melhor notícia é que os aspiradores são produtos muito baratos! No texto de hoje você vai ficar por dentro de quais são os melhores aspiradores nasais para bebê no mercado. Confira quais são as marcas mais recomendadas:

Aspirar Baby: ponteira reutilizável
Alívio Imediato
Dispensa filtros
A partir de 0 meses

Safety 1st: design transparente
Corpo anatômico
Indicado para hospitais
A partir de 0 meses

Aspirador Nasal Chicco: bico descartável
Formato ergonômico
Ponteira macia
A partir de 0 meses

Kit Conta Gotas e Aspirador Nasal Safety: 2 em 1
Ponta macia
Bico removível para lavagem
A partir de 0 meses

Aspirador Nasal NUK: desmontável
Reservatório para muco
Material antiderrapante
A partir de 0 meses

Quais são os melhores aspiradores nasais para bebê?

Todas as marcas presentes no texto de hoje são confiáveis, seguras e muito indicadas tanto por mães como pediatras.

Os preços também são muito atraentes, para um produto que é indispensável para o bem-estar do bebê. Assim, a hora da compra pode ser um pouco confusa. Por isso, fizemos uma análise de cada tipo de aspirador nasal para te dar uma luz!

Confira agora uma análise completa sobre cada produto, para te ajudar a escolher e a comprar a melhor marca.

1. Aspirar Baby: com ponteira reutilizável

O Aspirar Baby é um dos melhores e mais vendidos aspiradores nasais para bebês. Preferido pelos pais, desenvolvido por médicos, é um produto seguro e bastante eficaz, que desobstrui com facilidade as fossas nasais do recém-nascido.

Pode ser usado logo depois do nascimento, até com crianças de 4 anos, e a sucção é suave, feita de forma mecânica pelo adulto. O tubo é flexível e com bocal anatômico.

Uma recorrente observação feita é com relação à ponteira. Essa é a parte que vai ser introduzida no nariz do bebê. A ponteira desse modelo é feito de silicone, que não machuca e nem arranha o nariz ou o rostinho.

Além disso, a sucção conta com um sistema de válvula, que vai ajudar a reter o muco, não precisando usar filtro. Isso o aspirador nasal ainda mais econômico, fácil de usar e bom para a saúde e para o bem-estar por evitar que a secreção volte.

Cada material usados na composição do produto são atóxicos e o aspirador nasal é livre de bisfenol-a.

Se você não sabe o que o bisfenol-a, é simples. É um composto utilizado na fabricação de policarbonato, uma resina usada na produção da maioria dos plásticos. Usar produtos com esse composto é perigoso, porque alguns estudos sugerem que ele pode ser a causa de anomalias hormonais quando em grandes quantidades no organismo.

Isso é algo que você com certeza que seu bebê tenha. Os pais devem, então, preferir materiais como o silicone.

Cadastrado na Anvisa, o Aspirar Baby acompanha o produto com 1 bocal, 1 mangueira, 1 base, 1 ponteira de silicone e um estojo plástico para transporte.

Prós
  • Recomendado por médicos
  • Completo
  • Fácil de limpar
Contras
  • Mais caro que os concorrentes

2. Safety 1st: design transparente

O aspirador nasal da Safety 1st (Safety First ou “Segurança Primeiro”) é uma das opções mais econômicas do mercado. Seu preço não varia tanto assim. Você pode encontrá-lo custando de 10 a 15 reais nas principais lojas de bebês, tanto físicas como na internet.

É um dos modelos mais vendidos não só por ser o mais econômico, mas também pela facilidade de remoção do excesso de secreção. A sucção do aparelho é de fácil uso, por causa de sua transparência, dá uma ótima visibilidade na hora de fazer a remoção.

As dimensões do produto são boas para as narinas do recém-nascido. Além disso, a Safety First também conta com produtos para crianças maiores de 6 meses, já que a de recém-nascido conta com uma forma menor.

A sucção é totalmente controlada pelo adulto e é preciso apenas de água morna para fazer a limpeza. Se você for um pouquinho mais exigente com limpeza, pode utilizar também sabão neutro que já é suficiente.

Produzido com material em PVC, o aspirador nasal da Safety 1st é um produto atóxico. Por isso, é bastante seguro e que não vai causar nenhum risco para o bebê.

É mais um produto bastante utilizado. É muito empregado inclusive em hospitais, graças à segurança que passa para o bebê no momento da sucção.

Prós
  • Melhor preço
  • Fácil de usar
  • Seguro
Contras
  • Não desmonta para facilitar limpeza

3. Aspirador Nasal Chicco: bico descartável

A Chicco é uma marca referência quando o assunto é produto para o bem-estar do bebê. A marca também conta com o seu aspirador nasal, que merece estar na lista dos melhores aspiradores nasais para bebês.

Os benefícios começam com o formato ergonômico. Esse aspecto traz mais facilidade para as mamães fazerem a limpeza da secreção. O seu formato ainda traz um conforto muito maior para os bebês.

As ponteiras são produzidas com material de silicone macio e flexível. Por isso, o aspirador nasal é extremamente eficiente no uso. Com essa ponta de silicone, o modelo da Chicco não vai irritar nem machucar o nariz delicado e sensível dos bebês.

Uma particularidade do aspirador nasal da Chicco é que as ponteiras são descartáveis. Assim, o aspirador se destaca por ser mais higiênico e muito positivo para a saúde do pequeno. Porém, em simultâneo, pode perder um pouco a praticidade. Afinal, o bico precisa sempre ser comprado à parte.

Independentemente da ponteira descartável, é um ótimo aspirador nasal, que também oferece um preço que cabe no bolso.

Prós
  • Boa sucção
  • Preço baixo
  • Material macio
Contras
  • Ponteiras descartáveis vendidas separadamente

4. Kit Conta Gotas e Aspirador Nasal Safety: 2 em 1

A Safety First coloca mais um de seus produtos na lista dos 5 melhores aspiradores nasais para bebês. E este kit é tudo o que papais e mamães necessitam para deixar as narinas sempre limpas dos bebês. E não podemos esquecer o auxílio do conta-gotas na hora de aplicar medicamentos.

Este modelo de aspirador conta com modelo ergonômico e com a ponteira feito de material macio. Você ter certeza que o aspirador nasal não vai causar qualquer irritação ou machucado no nariz do seu bebê.

Além disso, a ponteira desse aspirador nasal é transparente, o pode ajudar muito no uso. Ajudando na visibilidade, vai facilitar muito na hora de fazer a sucção da secreção no narizinho do seu bebê.

Além disso, é capaz de ajudar muito também na limpeza, já que, por usa forma, é só remover e banhar seu aspirador nasal com água morna e sabão neutro.

E o conta-gotas vai ser muito importante na hora da dosagem dos medicamentos com exatidão. Isso deve ser considerado sempre pelos papais e mamães, para que não aconteça o acidente de uma eventual super ou sub dosagem na hora da medicação.

Além disso, o conta-gotas também é feito com ponta macia, que se adapta facilmente às narinas do bebê, além de contar com uma tampa protetora que evita que o conteúdo vaze.

É o segundo produto mais econômico da nossa lista, custando em torno de 15 a 20 reais, e um dos preferidos pelo público.

Prós
  • Kit completo
  • Material de qualidade
  • Bom preço
Contras
  • Borracha do conta-gotas pegajosa

5. Aspirador Nasal NUK: desmontável

O modelo da NUK é considerado um dos melhores aspiradores nasais graças à sua facilidade e eficiência. Também é muito prático! É um dos poucos que pode ser usado apenas com uma mão. Isso vem muito a calhar, por exemplo, para as mamães no momento da amamentação.

A sucção é bastante eficaz, deixando o uso bem fácil. Por isso, é muito indicado para quando os bebês estão doentinhos, com mucos excessivos.

Com forma ergonômica e material antiderrapante e silicone, o aspirador da NUK conta com um reservatório para o muco. A capacidade de armazenamento é boa, deixando o aspirador nasal mais higiênico e fácil de limpar pelos pais depois.

Outro benefício que vai facilitar a limpeza é o fato do aspirador da NUK ser totalmente desmontável. Você pode lavar todas as peças separadamente com água e sabão, o que é ótimo para a higiene.

Esse tipo de aspirador é feito de TEP. Ou seja, de Termoplástico Elastômero e Policarbonato. Não se assuste com o nome, ele quer dizer coisa boa. A sua ponteira, por sua vez, é produzida em silicone. O material é o mais indicado para evitar irritações e machucados nas narinas do bebê por causa de atrito.

Outro ponto positivo é o seu valor de mercado, muito compatível com seu uso. Apesar de ser ligeiramente maior do que alguns outros modelos. Você pode encontrar os aspiradores nasais da NUK custando entre 20 e 25 reais nas melhores lojas.

Prós
  • Totalmente desmontável
  • Fácil de limpar
  • Preço atrativo
Contras
  • Disponível apenas na cor azul

Como Escolher o Melhor Aspirador Nasal para o seu bebê?

Para comprar o modelo certo, leve algumas coisas em consideração. A primeira coisa que você precisa pensar na hora de escolher o melhor tipo de aspirador nasal para bebê é o conforto e o bem-estar da criança. Para isso, olhe desde a adaptação da ponto à narina até o material do aspirador nasal.

Você já sabe que este é um produto que pode ajudar até salvar a vida de alguma criança, já que o muco pode dificultar muito a respiração. Esse caso só se agrava quando o bebê estiver com algum resfriado ou durante as estações mais secos.

Para ajudar os papais e as mamães nessa hora, fizemos um breve resumo de cada aspecto e cuidado a ser tomado.

Confira abaixo os cuidados que você precisa ter para escolher um modelo de aspirador nasal perfeito para seu bebê!

Praticidade, facilidade de uso e conforto

O ideal para papais e mamães é escolher um aspirador que seja fácil de usar. Por exemplo, limpar rapidamente o narizinho do bebê é importante porque a sucção pode incomodar o recém-nascido. Como não podemos controlar como o pequeno vai reagir, é melhor escolher um modelo eficiente e rápido.

Além do mais, a própria sucção deve ser suave, para garantir o conforto do pequenino. Quanto menos incômodo melhor, para que o recém-nascido colabore com a limpeza. O conforto também é importante para usar o aspirador nasal enquanto a criança está dormindo, sem acordá-la de preferência.

Higiene

A facilidade de uso não é o único critério a se pensar na anatomia do aspirador nasal. Pense também na facilidade de limpeza do modelo. É vital para o suo prolongado e saudável do aspirador que ele seja fácil de limpar.

Com o tempo, se você não lavar bem o aspirador nasal, ele pode acumular germes e colocar a saúde do seu pequeno em risco. Por isso, foque na higiene!

Materiais macios e atóxicos

Materiais ruins costumam causar machucadinhos ou feridas com o uso. Por isso, não compre qualquer um. Prefira itens de silicone e de materiais mais macios e sem atrito. Com o tempo o atrito pode causar feridas no narizinho do pequeno.

A ampla maioria dos produtos para recém-nascidos hoje são atóxicos, feitos com produtos de qualidade para evitar alergias e outros problemas. Mesmo assim, nunca é demais lembrar. Sempre é recomendado que você opte por marcas mais conhecidas, com uma boa e sólida reputação no mercado.

Adaptação da ponteira à narina do seu bebê e Bem-Estar

Outro fato bastante importante no momento de escolher o melhor aspirador nasal para bebê, é a respeito do tamanho do ponteiro. Ele precisa entrar no narizinho com facilidade, sem risco de “alargar” o nariz. Para isso, nada melhor do que as pontas de silicone.

Em outras palavras, um aspirador nasal precisa se adaptar facilmente à narina do bebê, sem causar nenhum tipo de arranhão ou irritação. Isso acontece porque, caso não seja perfeitamente adaptado para o tamanhozinho da narina, o aspirador pode aumentar seu atrito. Com isso, ele vai causar feridas ao narizinho conforme o uso.

Quais são as outras formas de se limpar o nariz de um bebê?

Bom, você pode ter curiosidade para saber se existem outros meios de se limpar o narizinho do bebê. Existem aqueles pais que limpam o nariz dos bebês com seringa e soro fisiológico. É uma alternativa, mas nem de longe tem a mesma segurança em usar os aspiradores nasais com sucção.

Para limpar o nariz de um bebê com soro fisiológico, você deve inserir cerca de 5ml em uma seringa. Não precisa ser uma seringa muito grande.

Então, incline a cabecinha para frente e para um lado. Se for limpar o nariz da esquerda, incline para a direita e vice-versa.

Por fim, é só aplicar pressão muito lenta e suavemente enquanto o soro entra nas fossas nasais do seu bebê. O volume de soro deve ser muito bem controlado para não inundar o narizinho.

Como você já deve ter imaginado, inserir soro fisiológico no narizinho do seu bebê pode ser perigoso.

Uma coisa é um enfermeiro, acostumado com esse procedimento por causa da profissão, fazer a lavagem por esse método em um hospital. Se você nunca lavou o nariz de um bebê ou se você não tem certeza que consegue fazer isso com cuidado, não é recomendável proceder assim.

A pressão da seringa precisa de muito controle e, em última instância, o procedimento requer a colaboração do paciente. Ou seja, se o seu bebê não é o mais calminho de todos ou se ele não está de bom humor, algumas coisas podem dar errado.

Por exemplo, você pode inserir soro sem conseguir limpar as narinas por completo e ter que refazer o procedimento. Usar a sucção de um aparelho como o aspirador nasal é muito mais prático e eficiente. Além do mais, é muito menos invasivo.

Certamente, o seu recém-nascido vai preferir muito mais o aspirador do que o soro e a seringa, por ser mais confortável.

De todo modo, mesmo que você pratique a limpeza pela seringa, o aspirador nasal ainda é de grande ajuda nesse procedimento. Com sua sucção você pode se certificar de que vai remover todo o soro das fossas nasais do seu bebê, caso ele não saia sozinho.

A conclusão, nesse caso, é a mesma do início desse post: é vital ter um aspirador nasal no quartinho do seu bebê!

Conclusão

Estes são os 5 melhores aspiradores nasais para bebês que você pode comprar no mercado. Cada um deles tem seus benefícios e algumas desvantagens. Com o texto de hoje, você provavelmente já deve ter resolvido qual é o melhor para o seu recém-nascido e já esteja perto de escolher o seu.

Vale dizer que todos os aspiradores citados aqui são muito seguros, testados e aprovados por pediatras. Muitos deles são comumente usados em maternidades.

Outra boa notícia de todos os modelos é que eles cabem perfeitamente em qualquer orçamento. Nenhum deles possui um valor de mercado incompatível com o benefício para a saúde e par ao bem-estar que trazem. Todos contam com valores acessíveis e devem ser considerados pelos pais.

Dito isso, o único modelo de aspirador nasal um pouco mais caro que os seus concorrentes, é o Aspirar Baby. Contudo, a diferença não é lá tão grande. Fica em, aproximadamente, 10 reais acima do seu concorrente mais próximo. Mesmo assim, o aspirador nasal da Aspirar Baby é um produto de muita qualidade, com boa sucção, que dispensa até o uso de filtros.

Algumas opções contam com design transparente, como é o caso do Safety 1st, que ajuda bastante na hora da limpeza e de visualizar o muco que foi removido. Esse acompanhamento pode ajudar mesmo em entender se o muco tem aumentado ou diminuído. Assim, você sabe se um resfriadinho está piorando ou melhorando.

Todos os modelos de aspirador nasal mostrados aqui contam com formatos ergonômicos e com a ponteira macia. Essas duas característica, de fato, são o mínimo que você deve esperar de um modelo. Ambas são requisitos para evitar arranhões e também irritações no narizinho dos bebês.

Os aspiradores nasais são indicados para bebês logo após o nascimento. Quando for aplicar pela primeira vez, faça tudo com o maior cuidado possível. O mais indicado é que você teste a força da sucção antes para se acostumar com o aspirador nasal.

A indicação é que as narinas sejam limpas ou aspiradas duas vezes por dia, principalmente quando o bebê está resfriadinho.

Os aspiradores nasais podem ser usados até os 6 meses de vida do recém-nascido ou até quando a ponteira for adaptável no nariz. Para saber se o aspirador já é demais, perceba ele precisa forçar para entrar na narina.

Algumas empresas, como a marca Chicco, contam até mesmo com modelos próprios para bebês de 0 a 6 meses, e de 6 meses até 2 anos. Se você gostou de usar os aspiradores nasais, e acha que eles podem ajudar muito mesmo em fases mais avançadas, considere

Conforme o bebê cresce, fica mais fácil limpar o nariz de outras formas além da sucção, como o método do soro ou a famosa assoada. Até lá, conte com os melhores aspiradores nasais para garantir a saúde e o bem-estar do que seu pequeno!

Já usou algum dos modelos abaixo? Deixe seu comentário abaixo! Ele pode ajudar outras pessoas como você a comprar o melhor aspirador nasal para sue bebê!