Existe uma grande questão, assim que a gravidez chega em sua metade, de que as mamadeiras serão as grandes vilãs dos primeiros meses de vida do bebê.
O próprio Ministério da Saúde adverte de que o uso prolongado pode desestimular a amamentação materna, o que prejudica a saúde da criança. Por outro lado, muitos médicos recomendam o uso de mamadeira para complementar a alimentação.
Se você observar, ambos estão corretos. A amamentação materna é fundamental para o pleno desenvolvimento da criança, mas nem sempre isso é possível, o que é natural que a mamadeira se torne, então, uma grande aliada.
Por sua vez, mesmo que o bebê esteja mamando normalmente no peito da mãe, é necessário complementar o leite, depois dos primeiros três meses, com a leve introdução alimentar, até que ela se desenvolva e se torna parte da vida da criança.
Ou seja, a mamadeira é fundamental para esse período, de uma forma ou de outra. Nada melhor, então, do que saber que você está muito bem acompanhada em seu lar com um produto de primeiríssima qualidade.
No mercado, você poderá encontrar modelos de variados tamanhos (120 ml, 150 ml, 240 ml, 260 ml, 300 ml e outros), que possuem ou não acessórios, que podem ser utilizados no micro ondas, com bico de silicone, enfim, variedade não falta.
Leia também
É justamente pensando nisso que desenvolvemos este guia completo das melhores mamadeiras disponíveis para o conforto, saúde e segurança de seu bebê.
Mamadeira Anti-Colic Transparente Philips Avent (Tradicional)
Sistema anticólica eficaz
Formato ergonômico para o bebê segurar.
Mamadeira Anti Cólica Prime Baby (Jogo versátil)
Sistema de circulação de ar para evitar cólica
Tamanho ajuda na quantidade ideal de cada alimentação.
Mamadeira Pétala Dragão Philips Avent (A mais sensível)
Bico macio ajuda na adaptação do bebê
Design flexível ajuda o tato do bebê.
Mamadeira Pétala Espiral Philips Avent (Bico resistente)
Bico resiste às mordidas dos primeiros dentes
Válvula anticólica ajuda na respiração.
Mamadeira Pétala Azul Philips Avent (Fácil de montar)
Prática para montar, desmontar e higienizar
Pega natural semelhante ao peito materno.
Quais são as Melhores Mamadeiras para seu bebê?
Você deu uma olhadinha nos modelos que separamos para você.
Só que, para facilitar a escolha da mamãe e do papai, nós resenhamos um pouco mais sobre os modelos de mamadeira citados. Você poderá escolher sem medo de errar.
1. Mamadeira Anti-Colic Transparente Philips Avent
A tradicional mamadeira anticólica da Philips Avent é, com certeza, uma das opções mais procuradas e queridas dos pais que acabam de ter um bebê, pois, ela oferece uma excelente relação entre custo-benefício.
Além disso, seu tradicional sistema permite que a criança ingira o líquido em questão, seja ele leite, água ou suco, e receba em sua boca apenas a bebida, sem ar, evitando, assim, problemas com soluço.
Outro aspecto que é bastante elogiado é a sua capacidade de armazenamento, pois conta com até 330ml para o conforto do bebê, sem precisar interromper a alimentação.
- Sistema anticólica eficaz;
- Formato ergonômico.
2. Mamadeira Anticólica Prime Baby
Que tal uma mamadeira versátil e preparada para todas as fases de seu bebê? É assim que a versão anticólica da Prime Baby foi projetada, pensando no conforto e segurança em cada gole que seu bebê der.
Feita em polipropileno, ela tem um mecanismo que permite a circulação do ar, aumentando a facilidade de absorção de líquidos por parte de seu bebê.
Além disso, com peças que se encaixam para montar um sistema completo de alimentação, você não vai precisar se preocupar com longos períodos de adaptação. Ela é indicada, aliás, para bebês entre 12 e 24 meses.
- Sistema de circulação de ar;
- Tamanho generoso.
3. Mamadeira Pétala Dragão Philips Avent
Com o mesmo sistema que a Philips Avent garante através de sua qualidade reconhecida há anos, esta mamadeira Pétala Dragão é uma poderosa ferramenta para o dia a dia de seu bebê.
Isso porque ela possui um bico macio que simula a sensação e toque do peito materno. A mesmo tempo, entrega uma válvula anticólica que também reduz o desconforto no dia a dia.
No bico, aliás, há algumas pétalas de silicone que facilitam muito todo o processo de adaptação do seu bebê entre o bico do seio e o desta mamadeira.
- Bico macio para adaptação;
- Design flexível para o tato.
4. Mamadeira Pétala Espiral Philips Avent
Mais uma da Philips Avent, a Pétala Espiral é a versão prática e confortável para os pais que querem uma mamadeira sem nenhum tipo de problema.
O bico é feito de um material especial, à base de silicone, que ajuda o toque do bebê identificá-lo como os seios maternos.
A válvula anticólica contida aqui afasta problemas com cólica e com o desconforto que os primeiros meses de vida trazem.
O seu design, por fim, permite que o bebê consiga segurá-la após certo tempo, identificando-o com um frasco que não causa estranheza, além de completamente ergonômico.
- Bico resistente a mordidas;
- Válvula anticólica exclusiva.
5. Mamadeira Pétala Azul Philips Avent
Mais um excelente produto na lista de melhores mamadeiras para bebês.
A versão mais elaborada das mamadeiras da Philips Avent tem o seu bico feito em formato de pétala que estimula a pega e ajuda a desenvolver o processo de amamentação completo, como se fosse o bico materno.
Por isso, ela promete não atrapalhar nesse processo.
Aliás, o design é importante aqui tanto na parte externa quanto interna. Isso porque, por dentro, o bico da mamadeira é mais flexível, o que faz com que ela seja combinada com a amamentação nos seios maternos, sem interferir em nada.
Seu tamanho é generoso, com 330ml à disposição dos melhores líquidos para complementar a amamentação. Sendo assim, o conforto está garantido.
- Prática para montar, desmontar e higienizar;
- Pega natural semelhante ao peito materno.
6. Mamadeira Nuk Essence
Sem dúvida, na hora de escolher a melhor mamadeira, vale apreciar os produtos oferecidos pela Nuk. A mamadeira Nuk é de muita boa reputação, é tradicional e conhecida por oferecer produtos para bebês de diversas faixas etárias, recém-nascidos, 3 meses, 6 meses, 1 ano etc.
Os produtos da Nuk são diversos, com bico de silicone, bocal largo, anti-refluxo, anticólica entre outras variantes.
A que selecionamos é da linha Essence. Faixa etária indicada: a partir de 1 ano.
Vem com bico de silicone exclusivo e com o Nuk Air System, sistema que diminui a ingestão e formação de bolhas de ar durante a alimentação.
Outro diferencial deste modelo da Nuk é o sistema antivazamento que permite a liberação do líquido apenas quando o bebê estiver bebendo.
7. Mamadeira Lillo Sonho
Mamadeira indicada para faixa etária de 6 meses. É uma mamadeira com alças, encontrada em duas opções:
- Cor rosa;
- Cor azul.
Na primeira, há imagem de um unicórnio e, na segunda, um foguete. O bico da mamadeira é ortodôntico e em formato de mamilo, importante para não prejudicar o desenvolvimento da dentição dos bebês. Isso certamente compensa o fato de não ter um bocal largo.
Além disso, vem com uma válvula anticólica integrada ao bico.
8. Mamadeira de vidro Chuca
Seguindo com a lista de melhores mamadeiras, esse modelo da Chuca se destaca por ser durável e não pegar cheiro. Isso se deve pelo fato de ser de vidro, o que sem dúvida aumenta sua resistência e colabora para não ficar impregnada de maus odores.
Tem bocal largo, bico de silicone e capacidade de 220 ml. Seus contras são a ausência de sistema anticólica e de antirrefluxo.
Pode ser encontrada nas cores azul e rosa.
Mamadeira recomendada para bebê de 6 meses.
9. Mamadeira Kuka Aquarela
Seguindo com a seleção das melhores mamadeiras, aqui temos uma mamadeira de bico macio e esterilizável. É ergonômica, resistente a fervura e com muitas texturas.
Integra o grupo de mamadeiras de gargalo estreito, no entanto, não tem rebarbas cortantes e nem bordas. Além disso, tem um redutor de volume e tampa de proteção. Seu bocal não é largo, mas isso garante fluxo lento, evitando engasgos.
Comercializada nas versões azul e rosa, tem faixa etária recomendada para bebês de 3 meses a 6 meses.
Sem dúvida, uma das melhores mamadeiras para bebê.
10. Mamadeira MAM Easy Active Fashion Bottle
Prosseguindo com a lista de melhores mamadeiras, a mamadeira MAM Easy tem formato ergonômico e bico exclusivo. O bico Skin Soft é macio e achatado. Sem dúvida, isso colabora para se acomodar tranquilamente na boca dos bebês.
O bocal largo dessa mamadeira MAM facilita para preparar as bebidas do bebê e também na hora de limpar o produto. Outro destaque da mamadeira MAM Easy é a sua tampa protetora antivazamento. Certamente isso dá mais segurança para transportar a mamadeira junto com outros itens do bebê.
Essa mamadeira da MAM é recomendada para bebês de 6 meses.
11. Mamadeira Chicco Step Up
Finalizando a lista de melhores mamadeiras, uma que tem bico que imita seio e feito de silicone. Também conta com sistema anticólica por ter bico inclinado, o que impede a ingestão de ar pelo bebê.
Conta com boa capacidade, 250 ml, e formato cilíndrico. Seu bocal é largo e é recomendado para bebês de 6 meses.
A mamadeira Chicco Step Up pode ser encontrada nos modelos azul e rosa.
Escolher a melhor mamadeira para recém-nascidos é importante
A seleção das melhores mamadeiras é mais que um ato de bom gosto, é uma necessidade para garantir a melhor nutrição possível aos recém-nascidos. Afinal, a mamadeira é uma substituta do seio, a principal fonte de alimentação dos recém-nascidos em seus primeiros meses de vida.
Muitas vezes não é uma questão de escolha, de comodismo ou conforto. A substituição do seio pelo bico artificial da mamadeira pode ser uma necessidade. A criança pode, por algum motivo, ter dificuldade de sugar todo o leite da mãe, ter dificuldade de mordida e com isso acabar rachando e endurecendo o seu peito.
Portanto, a solução para os dois acaba sendo recorrer à mamadeira.
Também há a questão de agenda. Às vezes a mãe precisa ficar longe do bebê por algum motivo, viajem a trabalho, internação, acidente, enfim, não consegue ficar perto da criança e isso naturalmente obriga o uso de meios artificiais para prover o bebê de seu principal sustento.
Uma vez nessa condição de precisar fazer essa substituição, e considerando a importância que esse pequeno objeto terá para a sobrevivência e desenvolvimento saudável da criança, é mais do que compreensível buscar pela melhor mamadeira.
Uma escolha equivocada, sem dúvida, pode trazer sérios prejuízos. Por exemplo, uma mamadeira com um bico inadequado pode prejudicar a criança na hora de fazer a sucção do leite.
Bicos com detalhes, riscos ou ranhuras que dificultam a limpeza não são um bom negócio. Por um motivo simples, eles favorecem o acúmulo de restos de alimentos. O acúmulo de restos de alimentos, por sua vez, favorece proliferação de bactérias.
Nem é preciso dizer que bactérias perto da boca de recém-nascidos não é bom, certo?
O que você precisa saber na hora de comprar a mamadeira ideal para o seu filho?
A pesquisa pela melhor mamadeira para o seu filho precisa ser prática. É bem provável que você não utilize apenas uma versão ao longo dos primeiros meses de vida da criança, por isso cada uma delas é fundamental para as seguidas fases.
Para começar, procure pela versão que conte com sistema anticólica, pois isso é normal nos primeiros três meses de vida do pequeno. Nada melhor, então, do que ter uma ferramenta que ajude a aliviar todo o sofrimento.
Em seguida, opte por uma versão que não precise ser trocada tão cedo. De preferência, se puder, por mais de uma mamadeira, pois assim você poderá garantir uma delas com suco, outra com água e outra, se for o caso, com leite.
Desta forma, os tamanhos e as quantidades são fundamentais para o conforto de seu bebê e a sua praticidade. Vale lembrar que tudo que é prático é bem-vindo nessa fase.
A segurança do seu filho vem em primeiro lugar
Há infinitas opções de marcas e modelos de mamadeiras, à venda desde farmácias até lojas de bugigangas. Vale lembrar que a qualidade é fundamental para garantir a saúde de seu filho.
Muitos materiais utilizados na confecção de mamadeiras não condizem com as exigências do Ministério da Saúde e de nenhuma empresa responsável pela avaliação desses produtos. Muitos deles soltam materiais tóxicos à medida que são usados.
Outros tantos não podem sequer receber produtos quentes. Desta forma, a escolha de marcas com avaliações altas e garantias de produção é fundamental para que seu bebê não seja intoxicado.
Como saber qual é a melhor mamadeira para o seu bebê?
Para saber qual é a melhor mamadeira para o seu bebê você precisa ter em mente três questões: a fase de vida dele, a marca mais bem avaliada e o tipo de mamadeira.
A primeira fase exige mamadeiras que tenham o sistema anticólica, o que vai do nascimento até os três meses de vida.
A segunda fase, por sua vez, começa com uma mamadeira menor, para complementação da alimentação e água, o que se estende até os seis meses.
Já a terceira fase, por fim, é desde quando a alimentação líquida é incluída na vida de seu filho. Para isso, tenha mais de uma mamadeira, em tamanhos diferentes.
Quais detalhes você precisa prestar atenção na hora da compra?
Na hora da compra, é justamente com as informações básicas que você precisa se preocupar mais.
A embalagem e o site devem indicar para qual fase é a mamadeira. Informações sobre o sistema de sucção, o material utilizado na composição do bico e do restante também precisam estar evidentes.
Por sua vez, indicativos como sistemas diferenciados e montagens diferentes precisam estar claros, assim como a proposta principal da mamadeira: adaptação para o leite materno e para a pega, anticólica ou desconforto intestinal, por exemplo.
Bicos de silicone ou bico de látex?
Uma questão certamente importante: bico de silicone ou de látex? Qual o melhor tipo de bico?
Pelo que já foi exposto até aqui, deve ter percebido que o bico de mamadeira é uma peça de extrema importância e que merece toda a atenção possível na hora da escolha da melhor mamadeira.
Não é para menos, já que se trata da peça que toca diretamente a boca do recém-nascido para fornecer o leite materno ou animal.
Independente de sua escolha do tipo de bico de mamadeira, jamais corte ou fure para sair mais líquido. Isso pode causar engasgos nos recém-nascidos.
Geralmente as marcas mais comuns oferecem kits de mamadeiras com bicos de diferentes tamanhos e para cada tipo de líquido:
- Pequeno (água);
- Médio (leite);
- Grande (líquidos engrossados).
Você também pode optar por mamadeiras de bocal largo para evitar problemas.
Quanto ao material, bicos de silicone ou de látex, a maioria dos especialistas indica o bico ortodôntico de silicone. Essa é a principal recomendação, independente da marca, seja MAM, Nuk ou outra de sua preferência.
Isto porque o látex é considerado um material mais poroso e que acumula mais resíduos.
O bico ortodôntico é aquele anatomicamente adequado à boca dos recém-nascidos e que ainda auxilia no desenvolvimento dos dentes.
O silicone, por ser mais macio e elástico, não deforma ou mela os dentes mesmo após várias esterilizações. Isto porque suporta temperaturas abaixo de zero e acima de 40 °C.
Mamadeiras anticólica e antirrefluxo: como evitam esses transtornos?
A escolha da melhor mamadeira envolve a avaliação não só do bico, mas também de sua capacidade de evitar cólicas e ser antirrefluxo nas crianças.
Refluxo é o retorno do que foi ingerido e armazenado no estômago para o esôfago, uma regurgitação ácida que provoca queimação e gosto azedo.
Ela ocorre quando o nosso esfíncter, o músculo que fica entre o estômago e o esôfago, abre fora de hora.
Nas crianças, ocorre principalmente em razão de cólicas, dores pélvicas provocadas pelo acúmulo de gases. A dor obriga as crianças a pressionarem o abdômen e, dessa forma, forçam a abertura indevida do esfíncter.
O que provoca o acúmulo de gases responsável pelo incômodo das cólicas? A ingestão de ar durante a sucção.
Os melhores modelos de mamadeiras contam com um sistema anticólica e antirrefluxo baseado em um sistema de ventilação específico para evitar esses transtornos.
Por exemplo, alguns dos modelos de mamadeiras anticólica e antirrefluxo dificultam a ingestão de ar durante a sucção por terem vazão de ar na base da mamadeira. Nessa base, há furos onde o leite materno ou animal não vaza devido à borracha de proteção.
Bicos de silicone são itens que certamente ajudam a evitar ingestão de ar por serem anatomicamente adequados à boca das crianças. Isso diminui a dificuldade de sucção, consequentemente diminuindo a absorção de ar. O mesmo quanto ao bocal largo por também diminuir a dificuldade de sucção.
Fluxo lento é outro componente importante para o sistema anticólica, pois evita engasgos, o que naturalmente faz o pequeno “engolir” mais ar.
Há mamadeiras com sistema anticólica cujo ar sai pelo próprio bico, pois o filtro fica localizado justamente nessa parte.
Geralmente nas embalagens fica em destaque a informação de que a mamadeira tem sistema anticólica e antirrefluxo.
Portanto, mamães e papais, prestem atenção nisso quando forem escolher a melhor mamadeira para seus pequenos a fim de oferecer maior bem-estar em cada fase de seu desenvolvimento.
Outras dicas essenciais para evitar cólicas e refluxos
Além de mamadeiras específicas, bocal largo, bico de silicone e fluxo lento, há ações complementares que certamente são úteis no esforço de evitar que os bebês sofram desses problemas.
Um deles, por exemplo, é a aplicação de massagens específicas para forçar evacuação em momentos estratégicos do dia.
Outra dica é verificar se o bebê está adaptado ao leite de fórmula, caso esteja consumindo desse tipo. Isto porque cada bebê reage de forma diferente aos leites encontrados nas prateleiras de supermercado.
Para as que pretendem ou necessitam fornecer leite maternos aos seus bebês na mamadeira, vão precisar do extrator de leite materno junto à potes de armazenamento.
Afinal, qual é a melhor compra?
Dentre os principais modelos à venda, os 5 mais bem avaliados possuem uma enorme vantagem: 4 são da Philips Avent.
Isso significa que a marca é reconhecida mundialmente pela qualidade de suas mamadeiras, além de ser fundamental na vida de milhões de pessoas.
Tendo isso em vista, a opção ideal entre as melhores mamadeiras é a tradicional mamadeira Anti-Colic Transparente Philips Avent, de 330ml (claro, na nossa opinião).
É um modelo coringa, que pode ser usado do nascimento até muito depois, quando o bebê precisar desse produto para tomar água ou suco.
No final das contas, a tradição venceu, mas os demais modelos de variados tamanhos como 120 ml, 150 ml, 240 ml, 260 ml e 300 ml apresentam qualidades tão interessantes quanto bem avaliadas. Agora cabe a você avaliar o que é melhor para o seu gosto e bolso.
Gostou deste conteúdo sobre as melhores mamadeiras? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós. Sua participação faz a diferença. Leia mais dicas como essas e outros conteúdos relacionados no Universo do Bebê!
Veja também: Mãe de Primeira Viagem: O que Comprar para o Bebê?